O que você precisa saber antes de viajar ao Chile
 
  • +56 9 8205 0413 (CL)
  • +55 11 3090-3650 (BR)

O que você precisa saber antes de viajar ao Chile





O que você precisa saber antes de viajar ao chile
Se tem algo que muitos brasileiros sonham é conhecer a neve e para isso, a maioria embarca para o Chile.

Um país próximo, com uma língua até então similar a nossa língua portuguesa.

Mas por ser outro país sempre ficam várias dúvidas como por exemplo: precisa de passaporte, visto, vou entender o que eles falam, e por aí vai.

Pensando em sanar essas e outras dúvidas vamos te apresentar tudo o que você precisa saber antes de ir para o Chile.

Documentos para entrar no país

Ao contrário do que muitos pensam, para o brasileiro entrar no Chile não é necessário passaporte nem visto, talvez esse seja um dos motivos que atraem cada vez mais turistas brasileiros. Você pode entrar com seu RG, desde que ele não tenha data com mais de 10 anos. Por isso é sempre bom checar a data de expedição antes de sair.

Então pode entrar no Chile com:

  1. RG 
  2. Passaporte

Formulário de imigração

Quando estiver no avião você receberá um formulário que deve ser preenchido com seus dados pessoais, como nome, sobrenome, número de identidade e se está portando algum produto de origem animal ou vegetal. Isso é muito importante, pois alguns não podem entrar no país e mesmo outros permitidos se você não declarar poderá ter o produto apreendido e ainda ter que pagar uma multa.

Polícia de Investigação do Chile (PDI)

Chegando ao país não pense que vai pegar suas malas e sair por aí rapidinho conhecer o país. Aqui leva um pouco de tempo. São filas de pessoas que acabaram de desembarcar, então tenha paciência.

Ao passar pela polícia eles podem te fazer algumas perguntas como sua profissão, o que está fazendo no país, quantos dias pretende ficar, algo nesse sentido.

Aqui você receberá um documento com a sua autorização para permanecer no país por 90 dias. Guarde com carinho, pois esse documento deverá ser devolvido antes de embarcar de volta para o Brasil.

Em seguida você deverá entregar o seu formulário preenchido na imigração no Servicio Agrícola y Ganadero (SAG), onde serão checados os seus produtos.

Depois partiu passear!

Permissão para dirigir

No Chile se você estiver a fim de alugar um carro e explorar vários cantos saiba que é permitido para os brasileiros usar a sua carteira de habilitação (CNH) normalmente pelo prazo de 90 dias. Claro que ela deve estar dentro da validade.

 Moeda local e Câmbio

 Aqui é um tema que causa bastante confusão. Primeiro porque lá é tudo de mil pra cima.

A moeda local é o Peso Chileno e o câmbio pode variar de acordo com época em que você estiver conhecendo a região. Uma dica é trocar o dinheiro lá em Santiago, o câmbio é sempre melhor do que no Brasil.

Muita gente também pergunta se é melhor trocar por dólar ou por peso.

Sugerimos evitar uma conversão e depois outra. Então: troque o Real por Peso Chileno.

O valor do Peso Chileno varia entre $ 160 e $ 200, em comparação ao real significa que com R$ 1 você compra de $ 160 pesos até $ 200, dependendo da época. Normalmente no inverno, alta temporada, a cotação é mais baixa.

Idioma local

No Chile o idioma local é espanhol. Embora os chilenos tenham seu próprio dialeto e muitos brasileiros afirmem que não se entende nada do que eles falam: é bem verdade!

Mas não fique assustado, muitos deles estão acostumados a receber os brasileiros por suas terras andinas e se você jogar um portunhol vai se virar bem. Os chilenos são bastante receptivos com os brasileiros.

Mas é claro, que é recomendável aprender algumas expressões e palavras básicas, afinal você está indo no país deles e é uma gentileza se esforçar pelo menos.

Vacinas

No Brasil temos a exigência de diversas vacinas e se você está preocupado com quais vacinas são exigidas para entrar no Chile, pode riscar esse item da sua lista. No Chile não são exigidas quaisquer vacinas.

Seguro viagem

Aqui é um item importante e que gosto de falar que é algo que a gente paga para não usar! Afinal ninguém quer passar por algum perrengue médico durante uma viagem de férias. Mas como ninguém escolhe quando ficar doente, super recomendo que faça o seguro viagem. Lembrando que não é obrigatório, mas recomendável, uma vez que no Chile não existe saúde pública grátis como aqui no Brasil.

Então o seguro viagem vai te auxiliar com despesas médicas e até mesmo com extravio de bagagem.

O Chile é seguro?

Sim! O chile é um país seguro para viajar, porém você deve tomar alguns cuidados como em qualquer outro lugar do mundo. Aqui os furtos ocorrem com alguma frequência, portanto cuide dos seus pertences principalmente em locais de grande movimento como nos metrôs e shoppings.

Estações do ano

No Chile as estações são bem marcadas e é um país que pode ser visitado o ano todo.

Qual melhor época para conhecer o país? Isso depende do que você quer curtir: neve, deserto, praia, montanha. Afinal tudo isso é possível pelas terras andinas.

O Chile é um daqueles países que vale a pena voltar mais de uma vez e em diversas estações do ano e só depois ver qual te encanta mais.

Quando neva no Chile?

No geral o período das nevascas é durante o inverno, entre junho e setembro. Mas não leve isso como regra, a mãe natureza é imprevisível às vezes.

Protetor solar

Como já disse o Chile tem as estações do ano bem marcadas e, além disso é um local bastante seco, afinal dificilmente chove por lá. Então um item que deve estar presente em sua bagagem, independente da época do ano é o protetor solar e protetor labial. Assim você evita de ficar com os lábios rachados ou ainda com a pele queimada. Hidratantes de pele e de cabelo também são bem-vindos.

Água de torneira

No Chile é normal os nativos beberem água da torneira. Mas para os brasileiros a água pode ter um gosto bem diferente. A sensação de água pesada e o sabor mais salgado e até mesmo desagradável, pois ela é rica em minerais. Então pode ser que você sinta algum mal-estar por beber a água da torneira. Mas se você preferir pode optar por comprar água mineral, tem várias marcas com sabor bem semelhante as águas brasileiras.

Praia gelada

Se você pensa que vai dar praia quando for visitar Valparaíso, a cidade litorânea que fica nos arredores de Santiago, sinto informar, mas mesmo no verão a água do Oceano Pacífico é bem gelada.

Para os brasileiros que estão acostumados com a água mais quente do Oceano Atlântico, dificilmente vai querer dar mergulhos por lá, o máximo é colocar o pé na água e ficar na areia da praia apreciando a paisagem.

Como ir do aeroporto até sua hospedagem em Santiago do Chile

As formas mais seguras de ir do aeroporto de Santiago até sua hospedagem é contratando um transfer. Pode ser privado com uma agência de turismo ou compartilhado a partir das empresas regularizadas que ficam dentro do aeroporto.

Os melhores bairros para se hospedar

Os melhores bairros para se hospedar são aqueles que estão em rota turística como o Centro, Providência, Las Condes e Vitacura.

 




voltar